Notáveis fases do parto

Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe“. (Salmo 138, 13).

bebe

O parto!, hora maravilhosa em que, após nove meses de vida ultra-uterina, vida pequenina vem ao exterior do mundo a banhar os que a olham com ternura e choro.

Ele, o parto, se desenvolve em quatro tempos sucessivos:

1) O período prodrômico é caracterizado pelo aparecimento das primeiras dores que, pouco a pouco, se tornam mais frequentes e de maior duração.

2) O período diletante é aquele durante o qual às contrações da parte superior do útero se acompanha uma progressiva dilatação da sua parte interior. Em consequência disso o feto é levado a sair pelo útero, desde que é lançado para diante, enquanto, anteriormente, a dilatação do colo do útero lhe abre uma passagem. É este o período mais longo e pode durar várias horas: é o período mais doloroso, embora hoje possam ser controladas as contrações uterinas e tornadas suportáveis.

3) O período expulsivo é aquele durante o qual, estando completamente dilatado o colo uterino, o feto é expulso para fora. É o período conclusivo do parto e tem curta duração.

4) O período de “anexos” é aquele depois que a criança veio à luz. Durante este período, destacada já a criança mediante o corte do cordão umbilical, tem o lugar a saída dos anexos uterinos, isto é, a placenta com o toco do cordão umbilical e os envoltórios (córion e âmnio) (1)”.

É importante ressaltar que a mulher precisa estar acompanhada de profissionais sérios que a respeitem e demonstrem complacência e extremo pudor. Destarte, não haverá traumas físicos tampouco espirituais.

 

(1) Dr. Souza Diniz, Dr. Antônio Carlos Mauro, Dra. Maria Silva Majolo, Projeto Euro-Brasileiro Master of College, pp. 111, 112.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.